O Ensino Industrial remonta a 1852, muito embora, antes, Marquês de Pombal implementou no ensino em Portugal um conjunto de reformas com esse fim. Apenas em 1864 são criadas as primeiras Escolas Industriais, aliando o ensino teórico e as aulas práticas nas fábricas. As primeiras cidades a receber as Escolas Industriais são Guimarães, Covilhã e Portalegre.
Gouveia teria de esperar mais de um século para ver na sua cidade um estabelecimento de formação profissional industrial.
É o decreto-lei n.º37028, de 25 de Agosto de 1948, que torna este sonho uma realidade, a criação de uma escola industrial em Gouveia, que a só viria a inaugurar seis anos mais tarde, em 1954.
O decreto n.º 39700 de 18 de Junho de 1954, divulga os cursos que iriam ser ministrados na Escola Industrial de Gouveia. Formação de serralheiro, costura, tecelão mecânico, entre outros.
A Escola Industrial viria a ser inaugurada 18 de Outubro de 1954.
Neste longo processo, a Casa do Concelho de Gouveia terá papel fundamental à implementação da escola industrial, a primeira do distrito Guarda.
Desde a génese, em 1948, faltava em Gouveia uma instituição que fosse porta-vós em Lisboa, para além do poder autárquico, era preciso pressionar o poder central para não deixar cair este projecto. Este vazio foi diversas vezes vincado por José de Almeida Motta, proprietário e fundador do Notícias de Gouveia. Esta terá sido uma das principais razões ao nascimento da Casa do Concelho, a necessidade de ter em Lisboa, uma representação permanente.
O presidente da Direcção Dr. António Alçada, influente junto do poder central em Lisboa, teve papel de destaque, reunindo por diversas vezes em Lisboa, na sede da Casa do Concelho com elementos do Conselho de Ministros à época.
«O nosso querido amigo Sr. Dr. António Alçada presidente do Conselho Regional da Casa do Concelho de Gouveia e que foi o maior obreiro na criação deste importante melhoramento, não pôde assistir à inauguração , mas fez-se representar pelo seu director…»
Dr. Augusto César de Carvalho – Governador Civil da Guarda, referiu-se à publicação em 1948, dum diploma que previa a criação dessa Escola Técnica de Gouveia e a acção da ilustre Casa do Concelho de Gouveia à qual coube a honra de levantar o pendão publicamente da necessidade e premência dessa criação, isto é, de criar o ambiente favorável para que fosse atingido o objectivo essencial.