Era dia de convívio, o Lumiar encheu-se de gouveenses, era dia de encontro serrano na capital do país. Alguém, no meio da multidão presente, sentiu a falta do presidente da Direcção e do seu vice-presidente. Perante tanta insistência dos presentes, alguém deixou escapar: «o Ferreira de Almeida foi a Santa Apolónia, já vem». Passado hora e meia, regressa na companhia de um grupo de jovens, para gáudio dos presentes e alguma estupefação ao mesmo tempo. Começava assim, a 31 de Julho de 1955, um dos projetos mais bonitos da Casa do Concelho, a colónia balnear, numa parceria com a Fundação “O Século”, de S. João do Estoril. 

O alvo deste trabalho benemérito eram as crianças carenciadas de Gouveia. Durante 47 anos, com alguns interregnos pelo meio, na década de 80 e 90, vieram à praia de S. João do Estoril, mais de 2000 crianças Gouveenses.

O projeto era custeado pelo presidente António Ferreira de Almeida, que para além da estadia na colónia balnear, presenteava as crianças com refeições, ainda visita ao Jardim Zoológico e planetário de Lisboa. Um verdadeiro trabalho de acção social, que contava sempre com a disponibilidade da esposa de Ferreira de Almeida, bem como da irmã D. Emília.

O projeto da colónia balnear durou até 2001, sendo que, os elevados custos e alterações por parte da Fundação “O Século”, tornou-se inviável a continuidade do projeto.